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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41190
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Título: | “Quando o professor dos anos iniciais é um homem”: identidade, masculinidades e docência em escolas da rede municipal de Caruaru-PE. |
Autor(es): | SILVA, Marciano Antonio da |
Palavras-chave: | Professores; Homens - Identidade; Masculinidade; Prática de ensino; Escolas municipais - Caruaru (PE) |
Data do documento: | 17-Jul-2017 |
Citação: | SILVA, Marciano Antonio da. “Quando o professor dos anos iniciais é um homem”: identidade, masculinidades e docência em escolas da rede municipal de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | A presente pesquisa se propõe a discutir as principais implicações que decorrem das experiências docentes de homens que atuam no contexto dos anos inicias do ensino fundamental no município de Caruaru-PE. Desse modo, objetivamos a partir de uma discussão teórica tratar das vivências, percepções e desafios apresentados por esses sujeitos. Tomamos como objetivo geral: compreender como as identidades masculinas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental são constituídas em sua trajetória docente. E como objetivos específicos: 1) Identificar as principais experiências docentes vivenciadas pelos professores nos anos iniciais do ensino fundamental; 2) Descrever como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental se percebem no seu exercício profissional; 3) Elencar as principais motivações que contribuíram para os professores ingressarem no campo da docência nos anos iniciais. Entendemos que tratar das relações que perpassam o campo da docência, principalmente no que tange a presença de homens nessa etapa de ensino, consiste numa tarefa urgente, tendo em vista que a mesma se encontra atravessada por um conjunto de desigualdades para os homens que tentam adentrar esse campo profissional. Considerando tais acepções, buscamos responder o nosso problema de pesquisa “Que identidades masculinas os professores dos anos iniciais do ensino fundamental são constituídas em sua trajetória docente?” O percurso metodológico adotado no desenvolvimento do estudo parte da pesquisa qualitativa discutida por Deslandes (1994), Minayo (2009) e Lage (2013), onde realizamos um estudo de caráter exploratório, descritivo e explicativo a partir de Gil (2009). Utilizamos o Método do Caso Alargado desenvolvido por Santos (1983), que nos possibilitou enxergar as singularidades do caso, assim como a análise de conteúdo para tratamento dos dados, conforme destaca Bardin (2011). Nossas considerações apontam que as experiências tecidas pelos professores se encontram marcadas por um conjunto de situações preconceituosas, estigmatizantes, mas também constitui um significativo espaço de luta e resistência que caminha para um processo de ressignificação do espaço e da profissão docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41190 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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